No domingo passado teve lugar, em Los Angeles, a 67ª cerimónia do Emmy Awards. Este evento visa premiar as melhores produções de TV, do último ano: séries, minisséries e filmes. Game of Thrones teve o maior número de indicações, ganhou inclusive o prémio de Melhor Série Dramática, e Veep acabou com o reinado de Modern Family e levou a estatueta de Melhor Série Cómica.
O momento mais importante e emocionante da noite ficou a cargo de Viola Davis, a primeira mulher negra a receber o prémio de Melhor Atriz. Viola recebeu o prémio pelo seu excelente desempenho na série How to get away with murder onde interpreta Annalise Keating, uma advogada de sucesso e professora de Direito Criminal que, nas suas aulas, ensina as três regras básicas para se escapar de uma acusação de homicídio: desacreditar as testemunhas, incluir um novo suspeito e ocultar provas.
No seu discurso de agradecimento Viola lembrou que:
No seu discurso de agradecimento Viola lembrou que:
"a única coisa que separa as mulheres de cor de qualquer outra pessoa é oportunidade. Não se pode ganhar um Emmy por papéis que simplesmente não existem".
A sociedade, a.k.a. todos nós, tem por hábito dizer que não existe racismo, não existe discriminação da mulher. Mas tudo isto existe sim e negá-lo só contribui para que estes comportamentos se perpetuem. Será que em 67 anos nunca existiu uma negra merecedora de um prémio de melhor atriz? Ou será que, na verdade, nunca se criaram personagens relevantes para serem interpretados por negros?
Sem comentários :
Enviar um comentário