sexta-feira, 8 de abril de 2016

10 dicas para quem trabalha em casa

É cada vez maior a tendência, a nível global, de trabalhar a partir de casa. Poupa-se nos gastos com combustível ou transportes públicos, não se "apanha" trânsito, e consequentemente não há stress com isso, cada um pode trabalhar ao seu ritmo. São várias as vantagens de passar a trabalhar em regime de home office e cada vez mais empresas têm percebido isso. 

Apesar das várias vantagens que esta nova modalidade de trabalho apresenta, a tentação de procrastinar pode ser muito grande, o que pode levar a alguma desorganização e perda de prazos a cumprir. Para dar uma ajudinha a quem trabalha em casa, ou está a planear fazê-lo, trago-vos dez dicas que espero que sejam úteis.

1. Ter um espaço próprio para trabalhar.

Eu sei que a cama e o sofá são tentadores mas terem um espaço próprio para trabalharem é fundamental para entrarem no "modo: trabalho". Não precisa ser nada de muito elaborado, nem nada que vos faça gastar muito dinheiro. Podem ver aqui as ideias que trouxe noutro post para vos inspirar a criar o vosso home office.

2. Criar uma rotina.

Muita gente tem alergia à palavra "rotina" mas que ela é necessária, lá isso é. É muito importante que estabeleçam horários para levantar, trabalhar, fazer as refeições, divertirem-se. Ao trabalharem em casa, sem criarem uma rotina, das duas uma: ou vão deixando as coisas para depois ou vão trabalhar sem parar. E isso, meus amigos, não é nada bom. Por isso, estabeleçam o vosso horário e sigam-no.

3.  Tirar o pijama.

Que coisa maravilhosa ficar o dia inteiro de pijama em casa, não é? Apesar disso ser super confortável, o nosso cérebro entende que é para estarmos relaxados, a aproveitar a preguiça. E não é isso que se quer quando há várias coisas para fazer, certo? Claro que não precisam de se arranjar como se fossem para o escritório mas começar o dia com um banho e uma roupa confortável, é o suficiente para o cérebro entender que entraram no "modo: trabalho".

4.  Avisar que estão a trabalhar.

Se não moram sozinhos e têm gente em casa durante o dia, convém avisarem que a partir de tal hora vão estar a trabalhar para que não vos interrompam. Para quem não está familiarizado com internet e a possibilidade de trabalhar em casa, esta história de utilizar computador é sempre para lazer e têm dificuldade em entender que é, sim, uma ferramenta de trabalho. Por isso, avisem sempre qual o vosso horário de trabalho para não serem interrompidos o tempo todo.

5. Ter tudo por escrito.

Quer trabalhem por conta própria, quer trabalhem por conta de outrem, uma forma de não se perderem naquilo que têm para fazer é terem tudo por escrito. Para além disso, é uma segurança para vocês no caso de alguma coisa correr mal. A forma que eu considero mais prática é o email porque permite que se organizem, que esclareçam todas as dúvidas, além de servir como prova. Por isso, em vez de inbox no Facebook, mensagem no WhatsApp, SMS, o que for, estabeleçam o email como meio de comunicação para o vosso trabalho. Mais vale prevenir do que remediar.

6. Ter uma agenda.

Na verdade pode ser uma agenda, um caderno, um planner, o que preferirem, desde que vos permita anotar todas as datas que não podem esquecer. Ninguém quer perder uma data de entrega, de envio de uma encomenda, ou qualquer outro trabalho, porque confiou na super falível capacidade de memória do ser humano, certo?

7. Fazer listas.

Como boa virginiana que sou, adoro fazer listas para tudo e mais alguma coisa. Mas a verdade é que listas de afazeres são muito úteis pois permitem perceber tudo o que temos que fazer e, também, definir quais as tarefas prioritárias. Podem usar um planner semanal, para terem uma ideia mais ampla do que têm para fazer durante a semana, ou todas as noites fazerem uma lista com as tarefas do dia seguinte. Experimentem e vejam qual forma se adapta melhor a vocês.

8. Determinar o tempo necessário para cada tarefa.

Percebam quanto tempo gastam para cada uma das tarefas que têm para fazer e usem essa informação para não colocarem tarefas a mais num mesmo dia. Ao saberem de quanto tempo precisam, têm mais facilidade em equilibrar a vida pessoal com o trabalho.

9. Descobrir os horários mais produtivos.

De nada adianta começarem o vosso dia de trabalho às 9h se são mais produtivos de tarde. Uma das vantagens do home office é cada um trabalhar ao seu ritmo, aproveitando os momentos de mais produtividade. Descubram o horário em que rendem mais e estabeleçam a vossa rotina de trabalho com base nisso.

10. Sair de casa.

Estar em casa é ótimo, trabalhar em casa é o sonho de muita gente, mas o home office leva a algum isolamento já que não há colegas de trabalho para dois dedos de conversa. Por isso é importante que se obriguem a sair de casa, a ver coisas novas, conversar, passear. A criatividade precisa de ser alimentada, estimulada, e olhar sempre para a mesma parede não ajuda, certo? Quando o trabalho não fluir, em vez de ficar a remoer o assunto e a stressarem com isso, saiam de casa.

Espero que estas dicas vos ajudem. E vocês, trabalham em casa? Sonham com isso? Têm outras dicas para compartilhar? Contem-me tudo nos comentários!

1 comentário :

  1. Excelentes dicas!! De facto, trabalhar a partir de casa pode ter tanto de bom como de "perigoso" uma vez que, é muito fácil deixarmo-nos levar pela preguiça ficando a produtividade comprometida. Já agora deixo a sugestão que todas estas dicas servem não só para quem trabalha a partir de casa, mas também quem estuda em casa e para quem está em fase de procura de emprego.
    beijinhos e continuação de bom trabalho! :)

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