segunda-feira, 4 de abril de 2016

Para embalar a semana #1

Já devem ter perguntado a vocês mesmo por que raios este blog tem uma categoria "Música" se a mesma está vazia (se não perguntaram finjam que sim, para não ferirem os meus sentimentos). Pois que chegou o dia em que essa situação vai mudar (Can I heard an Amén?). Como o Quase Baiana é um blog de classe, tem agora uma consultora musical que, por motivos de timidez, prefere ficar no anonimato. 


A partir de hoje vão poder encontrar aqui no QB uma playlist nova a cada segunda-feira. Boas notícias, não são? Eu sei que sim, não precisam agradecer!

Lembram-se das Destiny´s Child que, lá em tempos longínquos, deram a conhecer ao mundo aquela que viria a ser a dona disto tudo a.k.a. Beyoncé? Um dos êxitos do grupo foi a música Survivor que, em 2001, já dizia que as mulheres são muito mais fortes do que os homens imaginam e que facilmente conseguem sobreviver sem eles #nacaradomachismo. 
Clarice Falcão fez uma versão musicalmente diferente da original mas, ainda assim, de mão dada com Queen B e companhia para continuar a empoderar as mulheres anos depois. Com um estilo mais folk, mais alternativo, onde a presença dos instrumentos de sopro é bem marcada, Clarice apresenta um videoclipe incrível que conta com a presença de diversos tipos de mulheres, cada uma com a sua beleza.

Better than today é uma balada forte do português Richie Campbell que mesmo tendo saído do seu estilo de raiz, o reggae, acertou em cheio. A música com base no piano é daquelas para refletir, para levantar o ânimo. Além disso, mostra todo o otimismo do cantor que diz que "amanhã será melhor que hoje".

Proporcional é um hit de Tulipa Ruiz, um dos grandes nomes da nova MPB. Com um ritmo muito bom de ouvir, e de forma descontraída, Tulipa diz "miga, não importa quem veste XL ou S, quando encontramos a pessoa certa tanto faz o tamanho de cada um. Tudo serve perfeitamente". E esta mensagem é daquelas que devemos carregar connosco o tempo todo, não é? Temos que nos despir dos padrões que nos são impostos e deixarmos de nos importar com o tamanho que vem na etiqueta da roupa, nossa e dos outros, porque a verdade é que o que importa é o que está dentro de cada um.

The Cure é um soulzinho bom, daqueles que quando percebemos já estamos a estalar os dedos e com o corpo a ganhar vida própria. Sabem aquele tipo de música que mal chega aos ouvidos e a anca já está em movimento? Pois está nessa categoria. A intérprete tem aquela voz típica deste género musical e sabemos, desde o primeiro momento, que ela nasceu para cantar soul.

Segundo a consultora musical do QB, o que mais chamou a atenção foi a figura que interpreta este funk/soul maravilhoso. Lineker, além de ótimo cantor, é a cara da diversidade e dá um show de aparência e gingado. A música é animada e combina bem o carimbó, ritmo caraterístico do norte do Brasil, com a "Luísa mais Louise do Brésil". 

Também de um forte nome da MPB, Alento é uma música solar e leve em que Marcelo Jeneci chama todo o mundo para relaxar, porque é possível abstrair. É ele a dizer "para, respira, coloca uma boa música para tocar e descontrai". Jeneci convida toda a gente para ver o lado bom das coisas, para ter uma vida mais fácil de viver, mesmo com as adversidades.

Ain´t got far to go é aquela música que só de ouvir o piano do início já temos vontade de ir a correr para a pista de dança, a bater palmas. É aquela música que ouvimos enquanto nos arrumamos para sair, para já irmos entrando no espírito da coisa. A britânica Jess Glynne, com este vozeirão, faz toda a gente se animar e dançar, deixando todos com o astral lá em cima. 

Deixem nos comentários as vossas opiniões sobre a primeira playlist do blog. Sugestões também são sempre bem-vindas! 

*Post da colaboradora musical do Quase Baiana. Brasileira e com bom gosto!*

Sem comentários :

Enviar um comentário

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo