quinta-feira, 15 de outubro de 2015

A Barbie e o empoderamento das meninas

Não é de hoje que a Barbie é criticada, e com razão, pela imposição de um padrão de beleza totalmente errado. Aliás, a própria expressão "padrão de beleza" é completamente errada em si mesma. Por que tem de haver um padrão? Quem o estabelece? Quem determina quais as regras do padrão?

Claro que muita gente dirá que "é só uma boneca" mas e a identificação das crianças com o mundo que as rodeia como fica? Todas as pessoas do mundo são brancas, loiras e com olhos azuis? Como é que uma criança negra, por exemplo, vai identificar-se com uma boneca que é o seu oposto? É desde a infância que a sociedade mostra às crianças aquilo que considera bonito e, ao oferecer apenas a possibilidade de se adquirir bonecas brancas e loiras, está a dizer a todas as outras crianças que não são bonitas. 

Voltando à Barbie, a Mattel iniciou uma campanha, mais direcionada aos pais do que às crianças, para mostrar que a marca tem evoluído nas suas conceções. Com o vídeo publicitário lançado recentemente, a Mattel quer mostrar que a Barbie também é capaz de empoderar as meninas, que brincar com a boneca permite que elas escolham o papel que desejam interpretar. O vídeo, bastante engraçado e com um plot twist no final, é protagonizado por meninas que escolheram, elas próprias, o papel que iam desempenhar.

Para que este novo caminho da Barbie seja ainda mais produtivo, falta incluírem os meninos nas brincadeiras com bonecas. Essa história de haver brinquedos de menina e brinquedos de menino já passou à história!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo