terça-feira, 8 de março de 2016

Precisamos falar sobre: Feminismo

Hoje celebra-se o Dia Internacional da Mulher. Um dia que foi criado com o intuito de ser dedicado à reivindicação dos direitos das mulheres, está transformado num dia em que se reforçam cada vez mais os estereótipos de género: "Que lindas, fofas, meigas, delicadas, frágeis, sensíveis, fúteis e fracas que as mulheres são. Tomem lá uma florzinha pelo vosso dia. Uma flor para outra flor!"

Já perceberam o problema que ainda existe com a palavra FEMINISMO? O feminismo não é, contrariamente ao que os ignorantes machistinhas de plantão afirmam, uma tentativa das mulheres subjugarem os homens. Aliás, sabem qual é o género que desde sempre subjuga o outro? Spoiler: não é o feminino. Mas afinal o que é o feminismo?

What a surprise! Vejam lá bem que o que as mulheres querem é igualdade de direitos! Feminismo não é o contrário de machismo, logo as mulheres não têm a intenção de se sobrepor aos homens. As mulheres querem igualdade, querem ser donas de si e da sua vida.  

Mas pior que a palavra FEMINISMO só mesmo FEMINISTA, aquele bicho papão. Se o feminismo luta pela igualdade de direitos entre mulheres e homens, feminista é quem acredita nessa igualdade.

Sou feminista desde sempre mas nem sempre soube disso. Repito: FEMINISTA. Foi aprendendo mais sobre o assunto que tive certeza disso. E para quem tem dúvidas se é ou não feminista, Cynthia Semíramis criou um teste simples:

1. Você concorda que uma mulher deve receber o mesmo valor que um homem para realizar o mesmo trabalho?
2. Você concorda que mulheres devem ter direito a votarem e serem votadas?
3. Você concorda que mulheres devem ser as únicas responsáveis pela escolha da profissão, e que essa decisão não pode ser imposta pelo Estado, pela escola nem pela família?
4. Você concorda que mulheres devem receber a mesma educação escolar que os homens?
5. Você concorda que cuidar das crianças seja uma obrigação de ambos os pais?
6. Você concorda que mulheres devem ter autonomia para gerir seu dinheiro e seus bens?
7. Você concorda que mulheres devem escolher se, e quando, se tornarão mães?
8. Você concorda que uma mulher não pode sofrer violência física ou psicológica por se recusar a fazer sexo ou a obedecer ao pai ou marido?
9. Você concorda que atividades domésticas são de responsabilidade dos moradores da casa, sejam eles homens ou mulheres?
10. você concorda que mulheres não podem ser espancadas ou mortas por não quererem continuar em um relacionamento afetivo?


Se a resposta foi "sim" a estas perguntas, todas relacionadas com direitos que foram, e alguns ainda são, negados às mulheres, tenho boas notícias!

Então, migas, vamos unir-nos ainda mais, vamos lutar umas pelas outras, vamos defender-nos umas às outras. Se não o fizermos, não é a sociedade machista em que vivemos que o vai fazer. Vamos gritar cada vez mais alto, vamos nos impor, vamos exigir respeito, vamos fazer tanto barulho que será impossível não nos verem e não nos ouvirem.

1 comentário :

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo